21May
Coluna Dominical

Give me five

– 21 de maio de 2017

Luis Felipe Nascimento (*)

A expressão give me five, na língua inglesa, pode significar “toca aqui, amigo” ou “e aí, parceiro”, sendo utilizada tanto para saudar os amigos como para celebrar momentos importantes da vida. Na língua portuguesa utilizamos expressões tais como “são só 5 minutinhos”, “ele volta em 5 minutos”, “não deu nem 5 minutos” para nos referirmos a um curto espaço de tempo. Mas, o que a expressão give me five teria a ver com os tais “5 minutos” dos brasileiros? Os americanos pedem os 5 dedos da mão para uma celebração, mas por que eu estaria pedindo 5 minutos de sua atenção? Pois bem, certo dia, recomendei a um acadêmico para que ele assistisse a um vídeo de 10 minutos e ele comentou: – “Tudo isto!?”. Entendi que 10 minutos seria tempo demais, mas se o vídeo fosse de uns 5 minutos, ele assistiria. Sendo assim, 5 minutos me pareceu ser um tempo que qualquer pessoa poderia “doar” para alguma coisa. 

Por isso, resolvi dar o nome de Give me five, ao projeto que convida as pessoas dizendo: “para um pouquinho”, “senta aí e me conta alguma coisa”, “ouve esta música”, “lê este texto” ou “assiste aqui este vídeo”. Você só precisa de cinco – give me five – minutos. O projeto não vende nada, não pede para você apoiar alguma causa, apenas convida você para assistir 50 vídeos de 5 minutos que estarão disponíveis no YouTube, tendo como conteúdo, música e literatura. Já sei, você está pensando: – “Cinquenta vídeos do Felipe? Tá louco!?” 

Pensando bem, por que alguém iria gastar seu tempo assistindo 34 vídeos que tem como roteiro uma crônica ou um conto e mais 16 clipes de músicas de um desconhecido, tendo tantos outros de melhor qualidade e de gente famosa? Por amizade? A gente assiste um ou dois vídeos apresentados por um amigo, mas se não gostarmos, logo arrumamos uma boa desculpa para não ver o resto. Cinquenta vídeos de cerca de 5 minutos cada, significa que, para atender este “convite”, seriam necessários uns 250 minutos, ou seja, mais de 4 horas. Haja paciência! 

Eu entendo! Mas, vamos aos fatos… primeiro: você não verá todos os vídeos em sequência, porque eles serão disponibilizados ao longo de várias semanas. Segundo, por que não arriscar e assistir alguns vídeos? Afinal, pode ser que esses vídeos façam você rir, chorar, refletir ou até aprender sobre alguma coisa. Os temas: “Relacionamentos”, “É da vida”, “Sustentabilidade”, “História e Religião”, “Viagem” e “Ficção” terão uma abordagem leve e sempre com uma boa dose de humor. 

Os textos, as letras das músicas e a produção dos vídeos são de minha autoria, mas muitos amigos contribuíram para que tornar viável esse projeto e estes vídeos se tornassem disponíveis para você assistir: a locução dos textos foi feita por leitores da Coluna Dominical, que emprestaram a sua voz e o seu talento para expressar o seu sentimento durante a leitura dos respectivos textos e as composições das músicas resultaram de uma parceria com a querida amiga Adriana Lia Duarte dos Santos e contaram com os arranjos do Maurinho e as vozes do Samy, da Yasmin, do Guilherme e da Jamile. 

Esse projeto é virtual, mas terá um lançamento presencial, o qual acontecerá no dia 3 de junho, das 20h às 21h30min, no Studio Clio – R. José do Patrocínio, 698, na Cidade Baixa, em Porto Alegre, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Neste momento vamos ler alguns dos textos, cantar e nos divertir. Será uma pequena mostra do que você poderá encontrar no nosso canal no YouTube. 

E por que alguém sairia de casa num sábado à noite para ir assistir algo que ela nem sabe bem o que é? A minha resposta é que sempre vale a pena encontrar os amigos e saber o que eles andam fazendo, afinal, Give me five não é bem um show, nem bem um sarau, não tem sessão de autógrafos e nem vende discos. Mas vá até lá para tirar suas próprias conclusões a respeito do projeto. Como o local é pequeno, confirme sua presença pelo e-mail nascimentolf@gmail.com  ou pelo telefone (51) 99996-9037. 

E por fim, o ato de compartilhar hobbies tem também o objetivo de estimular que os amigos que gostam de cozinhar, pintar, cantar, dançar, escrever, praticar esportes, tocar um instrumento ou seja lá o que for, que pratiquem e compartilhem o que fizerem. Não importa se o que a gente faz não é elogiado pela crítica ou não é valorizado pelo mercado. Não fazemos isto para nos tornamos ricos e famosos. Queremos apenas compartilhar o que gostamos de fazer. 

Acompanhe os novos lançamentos dos vídeos todo o dia 5 de cada mês, até chegarmos aos 50 vídeos do projeto. Este Projeto é como as fábricas de cervejas artesanais que são pequenas, pouco conhecidas, mas produzem um produto apreciado por alguns. Se você não puder degustar, digo, não puder comparecer e nem assistir a transmissão ao vivo, pelo Facebook, então assista pelo canal www.youtube.com/luisfelipenascimento. Para assistir a transmissão ao vivo pelo Facebook, acesse www.facebook.com/luisfelipe.nascimento.906  e mande um alô para a gente.

(*) Luis Felipe Nascimento

Contato: nascimentolf@gmail.com

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *